RENTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v5i3.30440Palavras-chave:
Sustentabilidade Empresarial, Indicadores Contábeis e Financeiros, Relatórios Financeiros.Resumo
O objetivo deste trabalho é verificar se as empresas do setor de Utilidade Pública / Energia Elétrica, pertencentes a Bovespa, componentes do ISE, obtiveram desempenho estatisticamente superior às empresas do respectivo setor, não participantes do ISE, no período de 2006 a 2010, e se divulgaram informações sobre sustentabilidade em seus relatórios anuais. Para tal, utilizou-se de testes de médias para amostras independentes, especialmente o teste t e o Mann-Whitney. Os índices utilizados para representar o desempenho das empresas foram o ROI, ROA, RA, RPL e ML, calculados para os anos de 2006 a 2010, considerando o ano de entrada das empresas no ISE. A amostra foi constituída por 11 empresas participantes do ISE e 54 não participantes. As evidências estatísticas demonstram que, para as empresas do setor de energia, praticar ações de responsabilidade social e de sustentabilidade ambiental, podem ter influenciado no desempenho empresarial. A análise de conteúdo revela que, de modo geral, as empresas pertencentes ao ISE divulgaram em seus relatórios anuais as informações constantes no questionário de avaliação.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.