DETERMINANTES DE CUSTOS EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO SETOR MOVELEIRO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DA SERRA GAÚCHA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v4i1.24760Palavras-chave:
Gestão Estratégica de Custos. Determinantes de Custos. Estratégias Competitivas.Resumo
O objetivo deste artigo é caracterizar e analisar a utilização de determinantes de custos em três empresas de pequeno porte do setor moveleiro, estabelecidas na Região da Serra Gaúcha. O estudo é desenvolvido a partir do reconhecimento de que os custos incorridos em qualquer atividade são determinados por diversos fatores que se relacionam entre si. Gerenciar eficazmente esses fatores configura a superioridade competitiva de uma empresa. A análise dos determinantes de custos é uma prática da gestão estratégica de custos que vem para auxiliar na obtenção dessa eficácia. A pesquisa, de natureza descritivo-exploratória, e com abordagem qualitativa, foi desenvolvida sob o formato de estudo de caso múltiplo. A coleta de dados, realizada no período novembro-dezembro de 2010, se fez por meio de entrevista semi-estruturada em profundidade com gestores das empresas. Constatou-se que mesmo sem embasamento teórico, e com menor intensidade do que apregoa a literatura, as empresas pesquisadas utilizam vários determinantes de custos no gerenciamento dos recursos. De forma mais explicita pode-se identificar a utilização dos determinantes: estrutura de capitais, grau de complexidade do produto, qualidade, tecnologia, economia de escala e escopo. Há variação acentuada na intensidade de uso entre as empresas.
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