REFLEXOS DAS ALTERAÇÕES DA LEI Nº 11.638/07 NAS INFORMAÇÕES TRIMESTRAIS DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v4i1.21810Palavras-chave:
Lei 11.638/07. Composição. Informações trimestrais.Resumo
A Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, introduziu diversas mudanças para convergência das normas contábeis brasileiras às normas internacionais de contabilidade. Este estudo objetiva analisar as alterações da Lei nº 11.638/07 nas Informações Trimestrais (ITR), correspondentes às mudanças na estrutura e composição das demonstrações contábeis, das empresas de Santa Catarina listadas nos níveis de governança corporativa da Bovespa. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de análise documental, especificamente as Informações Trimestrais (ITR) dos três primeiros trimestres de 2008, divulgadas no sítio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Aplicou-se análise de cluster para agrupar as empresas de acordo com suas semelhanças relacionadas a adequação à Lei nº 11.638/07. Os resultados da pesquisa mostram que as companhias vêm elaborando suas demonstrações contábeis com base na Instrução CVM nº 469, de 2 de maio de 2008, que faculta a aplicação imediata de alguns pontos da Lei. Conclui-se que, apesar da necessidade de normatização de alguns pontos e da faculdade de aplicação de outros já regulamentados, a adoção das alterações impostas evidenciou mudanças no resultado econômico das companhias, constatadas por meio de estudos e estimativas ou já realizadas em suas demonstrações contábeis demonstradas nas ITR analisadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







