UMA ANÁLISE MULTIVARIADA DOS INVESTIMENTOS EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO COMO POSSÍVEIS PREDITORES DA RENTABILIDADE FUTURA DE EMPRESAS ABERTAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v1i3.20665Palavras-chave:
Rentabilidade Futura. Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Modelo de Mercado.Resumo
Este estudo foi desenvolvido com a finalidade de verificar se os investimentos em pesquisa e desenvolvimento podem ser explorados como preditores empíricos da rentabilidade futura de empresas brasileiras com ações negociadas na BOVESPA [2004-2005]. Trata-se de um estudo estatístico, de natureza formal, causal e ex post facto, desenvolvido em ambiente de campo por meio de um corte transversal de evento. As informações relativas as 30 empresas estudadas foram obtidas junto ao banco de dados da Economática®. Os resultados apontam que, em ambos os modelos testados, a hipótese de que a rentabilidade futura da empresa (modelo contábil e modelo de mercado) aumenta em virtude de investimentos atuais em pesquisa e desenvolvimento deve ser rejeitada. Por fim ressalta-se que os achados desse estudo não podem servir de base a inferências relativas a outras organizações, todavia, a apresentação de informações empíricas contribui sobremaneira à pesquisa contábil brasileira.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







