Jovens, Arrojados e Empreendedores: Uma Análise do Perfil e da Estratégia de Investimentos Utilizados pelos Investidores Integrantes das Ligas Universitárias de Mercado Financeiro do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i3.80737Palabras clave:
Perfil do Investidor, Análise Fundamentalista, Análise Grafista, Liga Universitária de Mercado Financeiro, Mercado de Capitais BrasileiroResumen
O presente artigo teve como propósito analisar o perfil e a estratégia de investimento dos integrantes das Ligas Universitárias de Mercado Financeiro do Brasil. Para esse fim foi aplicado um questionário, o qual foi criado no Google Forms e enviado aos investidores que participam das Ligas Universitárias de Mercado Financeiro de diversas Instituições Universitárias no ano de 2020, sendo possível formar uma amostra com 63 respondentes. Entre os principais resultados é relevante destacar que 86% dos respondentes são do gênero masculino e jovens de até 25 anos, os quais em sua maioria ainda estão em cursos de graduação da área de negócios. Percebeu-se que 95% dos investidores presentes nas Ligas Universitárias de Mercado Financeiro que responderam ao questionário, investem em ações e deixam claro que estão mais alinhados com as ferramentas da análise fundamentalista. Logo, o perfil desses investidores remete a um perfil de investidor jovem que adota estratégia moderada de investimentos e busca analisar tais investimentos por meio da análise fundamentalista. Esta pesquisa contribui com a literatura ao apresentar evidências de qual estratégia o investidor que faz parte de Ligas Universitárias de Mercado Financeiro no Brasil normalmente utiliza e permitir que gestores e analistas possam melhor entender as decisões tomadas por tais investidores, além de agregar a literatura de mercados de capitais visto que possuem poucos artigos que abordam essa temática.
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