Sistema Tributário Brasileiro: comparativo do conhecimento entre Discentes Ingressantes e Concluintes
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i2.78708Palabras clave:
Ciências Contábeis, Discentes, Sistema Tributário.Resumen
Este estudo tem como objetivo analisar o nível de conhecimento do sistema tributário brasileiro entre os discentes ingressantes e concluintes do curso de Graduação em Ciências Contábeis, de uma Universidade Federal localizada no interior do Mato Grosso do Sul. Especificamente, comparam-se os níveis de domínio do assunto e observa-se os possíveis avanços e lacunas formativas que estes alunos possam ter. Para tanto, baseados em uma abordagem quantitativa foi utilizado um questionário, devidamente adaptado de Curcino, Ávila e Malaquias (2013), aplicado para todos os discentes do curso, com a distinção entre ingressantes (do primeiro ao quarto período) e concluintes (do quinto período em diante). Teórico-metodologicamente, este estudo está amparado em estudos de Curcino, Ávila e Malaquias (2013), Curcino, Ávila e Malaquias (2013), Silva e Morais (2015), Silva, Nunes e Santana (2016), Barbosa, Ávila e Malaquias (2018), de modo a ajudar a compreender e refletir sobre a problemática eleita. Nos resultados obtidos, via processo analítico, constatou-se a média e o desvio padrão das respostas dos dois grupos estudados e com base no teste t de Student verificou-se que houve significância estatística entre as respostas de ambos os grupos. A principal conclusão é de que o conteúdo da temática investigada oferecida no curso de Ciências Contábeis, da Universidade pesquisada carece e melhorias. E, inclusive, o assunto merece novas pesquisas que visem a melhora deste quadrante.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados en la RC&C. Revista de Contabilidad y Controladoria están sujetos a los siguientes términos:
1.1. La RC&C. Revista Contabilidad & Controladoria, a través del Programa de Posgrado en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector de Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retiene los derechos de propiedad (derechos de autor) de los trabajos publicados y incentiva y permite su reutilización bajo la Licencia Creative Commons 4.0 CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que puedan ser copiados, utilizados, difundidos, transmitidos y exhibidos públicamente, siempre que:
1.1.a. Se cite la autoría y la fuente original de la publicación (revista, editorial, URL y DOI del trabajo).
1.1.b. No se utilicen con fines comerciales o lucrativos.
1.1.c. Se mencione la existencia y las especificaciones de esta licencia de uso.
1.2. La publicación asignará a cada artículo un Identificador de Objeto Digital (DOI).







