PROFISSÃO CONTÁBIL EM TEMPOS DE MUDANÇA: IMPLICAÇÕES DO AVANÇO TECNOLÓGICO NAS ATIVIDADES EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i3.71765Palabras clave:
história da contabilidadeResumen
Esta pesquisa teve como objetivo investigar os avanços tecnológicos e seus efeitos em um escritório de contabilidade. O intuito foi descrever mudanças ocorridas desde o início de suas atividades do escritório buscando compreender o processo de incorporação tecnológica na atividade contábil. Em termos metodológicos a investigação que originou o artigo é caracterizada como um estudo de caso, de abordagem qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como forma de coleta de dados. Como resultados pôde-se apresentar e discutir efeitos dos avanços tecnológicos na contabilidade, tais como, geração de informações com qualidade, agilidade e segurança, diminuição da complexidade das tarefas, redução do número de funcionários, mudança no perfil do profissional contábil, e aumento dos custos com a TI, em contrapartida também dos lucros do escritório. A principal conclusão do estudo foi a de que o avanço tecnológico implicou em adaptação dos processos e dos profissionais no escritório pesquisado com efeitos diretos nas informações geradas, gestão do escritório e da equipe de trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados en la RC&C. Revista de Contabilidad y Controladoria están sujetos a los siguientes términos:
1.1. La RC&C. Revista Contabilidad & Controladoria, a través del Programa de Posgrado en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector de Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retiene los derechos de propiedad (derechos de autor) de los trabajos publicados y incentiva y permite su reutilización bajo la Licencia Creative Commons 4.0 CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que puedan ser copiados, utilizados, difundidos, transmitidos y exhibidos públicamente, siempre que:
1.1.a. Se cite la autoría y la fuente original de la publicación (revista, editorial, URL y DOI del trabajo).
1.1.b. No se utilicen con fines comerciales o lucrativos.
1.1.c. Se mencione la existencia y las especificaciones de esta licencia de uso.
1.2. La publicación asignará a cada artículo un Identificador de Objeto Digital (DOI).







