Governança de tecnologia da informação como parte da governança corporativa, existe realmente relação? Estudo em organizações brasileiras.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i1.54840Palabras clave:
Governança corporativa, Governança de tecnologia da informação, Níveis de maturidade, Alinhamento estratégicoResumen
Com o aumento da complexidade do mercado financeiro fica claro que mecanismos de governança corporativa (GC) são necessários para proteger os investidores e os sistemas financeiros dos países. Não obstante, a tecnologia da informação (TI) tem se tornado um grande recurso para dar suporte e auxiliar na alavancagem e controle dos negócios. Neste contexto, as empresas precisam ampliar esta governança também para a área de TI. Como objetivo principal, este estudo buscou identificar a relação entre governança corporativa e governança de TI através da avaliação de níveis de maturidade em organizações que operam no Brasil. Para isso, os índices foram projetados para medir o nível de maturidade da governança corporativa (IGOVCORP) e governança de TI (IGOVTI). A pesquisa abrangeu 107 organizações. Como resultado, foi demonstrado a correlação entre IGOVCORP e IGOVTI e constatou-se que mais da metade das empresas tinham um nível de maturidade de governança de TI maior do que o nível de maturidade de CG. Isso contradiz a maioria dos estudos fornecendo evidências de que a governança de TI não é apresentada na prática como uma reflexão ou subconjunto de CG, o que proporciona aos gerentes, tanto de negócios quanto de TI, um melhor direcionamento de suas ações.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La presentación de artículo implica el compromiso de no presentarlo a otro periódico y autoriza, en caso de que sea aprobado, a su publicación.
Considerando que el /los autor(es) del texto está(n) de acuerdo con la publicación, sin que eso derive en remuneración, reembolso o compensación de cualquier naturaleza, la revista RC&C, a través del Programa de Postgraduación en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retendrá todos los derechos autorales.
Los artículos publicados son de responsabilidad de los autores, no representando necesariamente la opinión de la revista. La reproducción de los artículos, de forma total o parcial, puede ser realizada siempre que sea citada la fuente.
La responsabilidad por eventuales plagios de los artículos publicados es de responsabilidad del/los autor(es).
El responsable de la presentación del artículo declara, bajo las penalidades de la Ley, que la información sobre la autoría del trabajo es absolutamente completa y verdadera.