JULGAMENTO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE O ATIVO INTANGÍVEL: UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DA AUDITORIA EM CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v8i3.39449Palabras clave:
Auditoria de Qualidade, Ativo intangível, Clubes de Futebol.Resumen
O mercado brasileiro dos clubes de futebol superou R$ 2,18 bilhões de receitas em 2010, evolução de 13,4% em relação ao ano anterior e 171% nos últimos 8 anos. No exercício 2011, o volume das receitas geradas atingiu a marca de R$ 2,7 bilhões. Os direitos federativos dos jogadores profissionais, os custos de atletas em formação e o seu uso comercial da imagem, devem ser classificados como ativos intangíveis de acordo com a resolução do CFC N.º 1.429/13. Esses ativos são um dos principais influenciadores na geração de riqueza dos clubes, assim faz-se necessário um disclosure preciso e oportuno nas demonstrações contábeis para reduzir a perspectiva dos usuários da informação num possível gerenciamento de resultado. A auditoria independente como um dos responsáveis pela redução da assimetria informacional apresenta um papel relevante nesse cenário. Desta forma a pesquisa busca identificar a qualidade da opinião no Relatório dos Auditores, tendo como problema: existe qualidade na opinião emitida pelo auditor independente sobre as demonstrações contábeis dos clubes brasileiros, tendo como critério técnico a obrigatoriedade de divulgação do ativo intangível? A pesquisa foi realizada através dos relatórios dos auditores e demonstrações contábeis dos Clubes Brasileiros. A população compreendeu 24 Clubes de Futebol brasileiro nos anos de 2010 e 2011. Os resultados demonstram a não existência de qualidade de auditoria na opinião emitida, tendo como critério técnico de julgamento a divulgação do ativo intangível, considerando o baixo disclosure evidenciado e a não citação de modificação do auditor independente em seu relatório.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Las obras publicadas en RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria se distribuyen bajo la licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
Esta licencia permite copiar, descargar, compartir y redistribuir las obras, siempre que:
1. se atribuya correctamente la autoría y se indique la fuente original de publicación, incluyendo, cuando corresponda, el nombre de la revista, los autores, la URL y el DOI de la obra;
2. el material no se utilice con fines comerciales; y
3. el contenido no se altere, transforme ni adapte, ni se distribuyan modificaciones u obras derivadas de la obra publicada.
La licencia no excluye otros usos permitidos por la legislación aplicable, incluyendo aquellos derivados de limitaciones o excepciones a los derechos de autor.







