Contabilidade introdutória: implicações curriculares
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v8i2.38511Palabras clave:
Contabilidade, currículo, educaçãoResumen
RESUMO
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC), da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que teve como objetivo investigar como a Contabilidade vem sendo abordada pelos currículos constantes dos Projetos Pedagógicos dos cursos bacharelados, desta IES, de modo a demonstrar se estão compatíveis com a atual legislação e às necessidades do mundo pós-moderno. A pesquisa baseou-se na experiência dos professores e a vivência acadêmica de uma estudante de Ciências Contábeis, que atua na área contábil há mais de um ano. O texto apresenta algumas reflexões com relação ao currículo no ensino superior e ao ensino da Contabilidade, além de investigar como se dá nos Projetos Pedagógicos dos Cursos a compatibilização do currículo prescrito com a legislação societária que regula a contabilidade. Considera, também, a importância de os conteúdos de Contabilidade estarem em conformidade com as Normas Internacionais da Contabilidade para a formação de profissionais competentes. O estudo analisa alguns aspectos dos currículos considerados mais relevantes para a formação profissional, do ponto de vista instrumental, necessário para o entendimento e a utilização dos mecanismos contábeis utilizados para tomada de decisão. A pesquisa demonstrou que a adoção de um currículo atualizado possibilita a incorporação de conhecimentos contábeis e competências ao futuro profissional para a atuação nas organizações. Mais do que obter resultados contábeis acima da média do segmento, é preciso agregar valor para o acionista. Com isso, reforça-se a importância de um Núcleo Docente Estruturante para a qualidade dos currículos, sistematizados no Projeto Pedagógico do Curso.
Palavras-chave: Contabilidade. Currículo. Educação.
ABSTRACT
This article presents the research results of the Institutional Program for Voluntary Scientific Initiation (PIVIC), from University of Vale do Sapucai (UNIVAS), which aimed to investigate how Accounting is being addressed by the curriculum contained in the pedagogical projects of bachelor courses, this IES in order to demonstrate that they are compatible with the current legislation and the needs of the post-modern world. The research was based on the experience of teachers and the academic experience of a student of Accounting Sciences, which operates in the Accounting field for over a year. The paper presents some reflections with regard to the curriculum in higher education and the teaching of Accounting, and even investigating how the Pedagogical Project Courses at aligning the curriculum prescribed by corporate law which regulates accounting. Also considers the importance of the Accounting contents comply with International Accounting Standards for the training of competent professionals. The study examines some aspects of the curriculum to be more relevant to vocational training, the instrumental point of view, necessary for the understanding and use of accounting mechanisms used for decision making. The research showed that the adoption of an updated curriculum enables the incorporation of accounting knowledge and skills for future professional performance in organizations. More than financial gain above average results in the segment, it is necessary to add value for shareholders. With this, it reinforces the importance of a Core Faculty Structuring for the quality of curricula, systematized in Education Programme Course.
Keywords: Accounting. Curriculum. Education.
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