INFLUÊNCIA DO DISCURSO OTIMISTA DO RELATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO NO VALOR DE MERCADO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v2i1.18292Palabras clave:
Disclosure. Informação contábil. Aspectos qualitativos da informação. Séries temporais. Análise de intervenção.Resumen
Este artigo tem como objetivo verificar o impacto do viés otimista dos Relatórios de Administração da mensagem do Presidente no preço das ações das companhias Bradesco, Banco do Brasil, Vale, Aracruz, Braskem e Sadia. Foram selecionadas as três empresas com os melhores lucros e as três empresas com os piores prejuízos, com base nas informações contábeis prestadas em 31 dezembro de 2008. Esta pesquisa orienta-se pela abordagem positiva das pesquisas em contabilidade e classifica-se como descritiva quanto aos objetivos, documental quanto aos procedimentos e quantitativa quanto à análise dos dados. Utilizou-se a análise de intervenção (séries temporais) e foram encontrados indícios de que o viés otimista dos relatórios da administração não influencia nos preços das ações. Esta afirmação baseia-se na insignificância estatísticas do Xt (variável binária de intervenção) que apresentou relevância apenas para a empresa Braskem, entretanto todos os R² apresentaram-se abaixo de 1% o que demonstra a ausência de correlação entre variável explicativa e explicada. Esta pesquisa abre espaços para novos estudos em maior amplitude, ou ainda analisando a relevância do gerenciamento de resultados segundo as hipóteses, oportunista, de custos políticos e do grau de endividamento. Estudos desta natureza possibilitarão abrir caminho para a orientação e/ou adoção de medidas regulatórias no sentido de reduzir o earnings management já que ele rompe com a característica qualitativa de não viés e neutralidade.
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