RESULTADO ECONÔMICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v1i1.14710Palavras-chave:
terceiro setor, resultado econômico, desempenhoResumo
Considerando-se que as Organizações do Terceiro Setor (OTS) captam recursos de fontes públicas e privadas, elas deveriam prestar contas aos seus stakeholders sobre a utilização desses recursos e sobre os respectivos benefícios gerados à sociedade. A ausência de dados específicos sobre o desempenho pode fazer com que recursos escassos sejam alocados para entidades que não representam a melhor opção dentre as disponíveis. O objetivo deste estudo exploratório foi mensurar e comparar, sob a perspectiva econômica, os resultados obtidos por duas organizações filantrópicas, para se fomentar a discussão conceitual sobre os critérios avaliativos de eficiência e sobre o custo de oportunidade em OTS. Utilizou-se o modelo de mensuração do resultado econômico proposto por Slomski (1996). A análise comparativa apontou que as entidades estudadas apresentaram desempenhos econômicos inversos aos resultados financeiros, sugerindo que a simples apresentação das demonstrações financeiras obrigatórias pode não oferecer elementos relevantes para o monitoramento dessas organizações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







