Contabilidade Geral e o Desempenho dos Estudantes no Exame de Suficiência: Uma Pesquisa com IES Baianas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i1.78581Palavras-chave:
Exame de Suficiência, Currículo, Desempenho.Resumo
O Exame de Suficiência é responsável por avaliar os conhecimentos médios dos bacharéis em Ciências Contábeis, possibilitando o mercado receber profissionais com competências e habilidades mínimas para o desempenho da função, bem como é requisito para o registro no conselho profissional. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a carga horária das disciplinas de Contabilidade Geral nas Instituições de Ensino Superior (IES) na Bahia e o desempenho dos respectivos estudantes no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O trabalho foi desenvolvido a partir de análise documental e descritiva com amostra 37 IES, a partir de dados do CFC e da análise da matriz curricular de cada IES. Para análise dos dados foram utilizadas técnicas de correlação e regressão linear. Os resultados encontrados revelam que não é possível afirmar que há relação entre a carga horária empregada pelas IES para os conteúdos de Contabilidade Geral e análogas com o desempenho dos alunos dessas IES no Exame de Suficiência. Entretanto, por meio das variáveis de controle percebe-se que o desempenho dos estudantes possui relação com fatores inerentes ao próprio discente, como o correspondente desempenho no ENADE, e principalmente a natureza institucional da IES.Downloads
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