CONDIÇÃO FINANCEIRA DOS GOVERNOS LOCAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.75702Palavras-chave:
Condição Financeira, Governos Locais, Indicadores, Revisão SistemáticaResumo
Este estudo teve como objetivo identificar as especificidades de diversos aspectos dos trabalhos da literatura que trata acerca de avaliação da condição financeira dos governos locais, publicadas nas bases de dados da Web of Science e Scopus. Para a realização da Revisão Bibliográfica Sistemática Roadmap foi utilizado o Software StArt (State of the Art through Systematic Review). Após uma análise de 29 trabalhos, foram observadas a evolução temporal do tema, a quantidade de citações, a principais palavras-chave, países de aplicação nos governos locais, e índices predominantes. Os resultados encontrados mostram que os modelos de avaliação das condições financeiras dos governos locais mais aplicados são do CICA (1997) e ICMA (2003), e que o índice mais utilizado na literatura analisada foi à dívida de longo prazo por habitante. Nesta linha, futuras pesquisas podem buscar evidenciar e cobrir outras oportunidades além das apresentadas neste trabalho para alargar e evoluir a temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







