IMPLANTAÇÃO DO IMPOSTO SOBRE VALOR AGREGADO NO BRASIL: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.71319Keywords:
Imposto Sobre Valor Agregado (IVA). Sistema Tributário Nacional. Reforma Tributária.Abstract
O atual sistema tributário brasileiro enfrenta vários problemas, como sua complexidade e a alta carga tributária imposta, e muito se tem estudado nos últimos anos sobre uma reforma tributária que pudesse mudar esse cenário. Tendo em vista em que em muitos países desenvolvidos, em seus ordenamentos jurídicos, utilizam o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), que apresenta uma característica de ser um imposto neutro, logo esse imposto é cobrado em todas as etapas do processo de produção e comercialização, garantindo assim em cada etapa, o crédito correspondente ao imposto debitado na etapa anterior, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a percepção de docentes e discentes do curso de ciências contábeis e profissionais de contabilidade, da cidade de Mossoró-RN sobre a implantação do IVA no Brasil. De natureza quantitativa, quanto ao objetivo se trata de uma pesquisa descritiva, e quanto aos procedimentos pode ser classificada com um survey, tendo como instrumento de coleta um questionário. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. Com os resultados, constatou-Se que os discentes, docentes e profissionais de contabilidade possuem uma visão clara sobre a implantação do IVA no sistema tributário nacional, que o mesmo pode trazer benefícios para o desenvolvimento econômico seja por sua harmonização no cenário mundial, por sua simplificação que torna o sistema tributário mais eficiente e ágil no combate a fraudes fiscais, e pela redução da carga tributária sobre o consumo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The article submission implies commitment not to submit it to another journal and allows, if approved, its publication.
Whereas the authors of the text agree with the publication of this result without payment, reimbursement or compensation of any kind, the Journal Accounting & Controlling, through the Graduate Program in Accounting from the Accounting Department - Department of Applied Social Sciences - Federal University of Paraná, retains all copyright.
The published paperes do not necessarily representing the views of the magazine. Reproduction of articles, total or partial, can be made as long as the source is mentioned.
The authores are responsable for any kind of plagiarism in published papers.
The person responsible for submission declares under penalty of law, that the information about the authorship of the work is absolutely true and complete.