CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ANÁLISE DOS CUSTOS EDUCACIONAIS EM LUZIÂNIA/GO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i2.71019Keywords:
ensino fundamental, educação, custos, gestão pública, desempenho escolarAbstract
O estudo teve como objetivo mensurar a relação das variáveis de custos, socioeconômicas e pedagógica no desempenho dos alunos do Ensino Fundamental de Luziânia – GO. A pesquisa realizada é de caráter quantitativo, descritiva, por meio um censo das escolas municipais de Ensino Fundamental da cidade de Luziânia – GO. A coleta de dados foi feita através de dados secundários disponibilizadas pelo portal da transparência do município, somados aos dados do Inep e QEdu. As análises foram realizadas através de estatística exploratória/descritiva, correlação e regressão. O município apresentou médias de 5,4 para o IDEB e 50,1 para o Nível Socioeconômico, categorizando o município como nível IV na tabela do INEP. No que diz respeito aos custos, os custos pedagógicos tiveram a maior representatividade entre os custos anuais, com 79,5%. A variável que apresentou maior correlação com a nota do IDEB foi a socioeconômica, qual representou 28,3% da variância da nota. O estudo é relevante para a área de Educação e Contabilidade, pois apresenta um novo modelo de método de análise das características de custos educacionais em âmbito municipal, assim como auxilia no controle dos recursos públicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The works published in RC&C. Journal of Accounting and Management Control are subject to the following terms:
1.1. RC&C. Journal of Accounting and Management Control, through the Graduate Program in Accounting of the Department of Accounting – Sector of Applied Social Sciences – Federal University of Paraná, retains the ownership rights (copyright) of the published works and encourages and allows their reuse under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY-NC-SA 4.0), so that they may be copied, used, disseminated, transmitted, and publicly displayed, provided that:
1.1.a. The authorship and original source of publication (journal, publisher, URL, and article DOI) are properly cited.
1.1.b. They are not used for commercial or profit-making purposes.
1.1.c. The existence and specifications of this license are mentioned.
1.2. Each article published will be assigned a Digital Object Identifier (DOI).







