Nível de abrangência da informação ambiental divulgada nos relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras com potencial de impacto ao meio ambiente
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i3.64099Palavras-chave:
Disclosure Ambiental, Divulgação Abrangente, Lei 10.165/2000Resumo
Este trabalho avaliou comparativamente o nível de abrangência do disclosure ambiental de empresas brasileiras pertencentes a setores de alto e médio impacto ambiental, conforme a Lei 10.165/2000. Para mensurar o nível de abrangência do disclosure ambiental, realizou-se uma análise de conteúdo da faceta ambiental dos relatórios de sustentabilidade publicados nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) pelas empresas com potencial de impacto ao meio ambiente. Para tanto, foi verificada a presença de tipos de informação em itens da dimensão ambiental que a literatura sinaliza como divulgação abrangente, e propostas métricas para mensurar o nível de abrangência. Com a intenção de verificar um possível nível superior de abrangência da divulgação ambiental associado ao setor de alto impacto, foram realizadas comparações de médias do nível de abrangência entre empresas dos grupos de alto e médio impacto. Utilizou-se uma amostra de 200 empresas listadas na BM&FBovespa no período 2014-2015 que foram segmentas segundo o potencial de impacto ambiental da Lei 10.164/2000. Os resultados sugerem um nível inferior de abrangência da divulgação ambiental para empresas de alto impacto ambiental, contrariando resultados prévios da literatura. Estes achados sinalizam que empresas do setor de médio impacto estão mais sensíveis à divulgação mais completa e abrangente de sua ação de responsabilidade ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







