Índice de Disclosure dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público: uma análise da similaridade dos entes públicos
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i2.58271Palavras-chave:
Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, Processo de Convergência, Evidenciação.Resumo
Neste estudo, as similaridades entre os entes públicos foram analisadas em termos de suas características econômicas, sociais e da variabilidade do Índice de Disclosure (ID), construído com base na divulgação de informações conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP). A amostra foi composta por 25 estados e pelo Distrito Federal, no exercício de 2014. Os dados foram analisados estatisticamente por meio de uma análise de clusters. O ID médio calculado para os entes foi de 76%, sendo um indicativo de que o Brasil necessita evoluir para o atendimento da legislação e a prestação de informações para o controle social. A análise de clusters permitiu a divisão dos entes em quatro grupos, sugerindo que estados da mesma região podem apresentar características semelhantes, aproximando-os em relação às suas características econômicas e sociais, bem como em seu ID.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







