ANÁLISE DO RETORNO DE AÇÕES COM BAIXO PREÇO/LUCRO E BOA LIQUIDEZ NA BOVESPA NO PERÍODO 1999 A 2007
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v3i3.19713Palavras-chave:
Finanças, mercado capitais, avaliação empresasResumo
Este estudo buscou verificar se ações com baixo preço/lucro e boa liquidez apresentam retornos acima do Ibovespa. Como critério de redução do risco de liquidez, foram selecionadas ações que estiveram ao menos uma vez, segundo a Bovespa, entre as ações mais negociadas do Brasil no período de 1999 a 2007. A cada ano, estas ações foram classificadas em quartis de acordo com seu preço/lucro. Duas hipóteses foram testadas em relação ao primeiro quartil: a) se ele oferece retornos acima do Ibovespa com mais frequência do que os demais; e b) se seu retorno médio está acima do Ibovespa. Os resultados indicam que comprar ações com baixo índice preço/lucro e boa liquidez, pressupondo a manutenção das ações por um ano, pode oferecer retornos acima do Ibovespa. Apesar de que a correlação entre preço/lucro e retornos não pressupõe causalidade, o primeiro quartil ofereceu retornos acima do Ibovespa em todos os períodos incluídos na amostra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







