Efeitos não esperados da transformação digital no ciclo de gestão financeira do setor público
Resumo
A transformação digital tem influenciado de forma direta as organizações do setor público, que inclui o ciclo de gestão das finanças públicas (ciclo PFM). Em geral, a literatura nessa temática tem assumido uma visão positiva, na qual a transformação digital é vista como um sinônimo de modernização e inovação, e a literatura busca apresentar e discutir os benefícios trazidos, como aumento de eficiência, transparência, diminuição de custos, entre outros. Entretanto, assim como outros processos sociais, a transformação digital traz efeitos não esperados, aspectos que têm recebido menor atenção da literatura, e mesmo das organizações, que ampliam a infraestrutura digital com baixa reflexão e crítica. A presente publicação parte de uma discussão sobre esses efeitos e apresenta sugestões de caminhos para pesquisas futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.