Relação Entre Programas de Pós-Graduação e a Taxa de Aprovação no Exame de Suficiência: Evidências das Edições Realizadas Entre 2019 e 2024

Autores

  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-9081-781X
  • Ana Caroline Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul
  • Guilherme Alves de Souza Andrade Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul. https://orcid.org/0000-0001-6037-9196

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v16i3.94316

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior, ensino contábil, linguagem comum, desempenho discente

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar se Instituições de Ensino Superior (IES) que contêm Programas de Pós-Graduação (PPG) apresentam taxas médias de aprovação no exame de suficiência maiores em comparação com as que não possuem, controlando o efeito da modalidade de ensino (i.e, presencial ou a distância) e da natureza da instituição (i.e., pública ou privada). Para atingir esse propósito, realizou-se uma pesquisa quantitativa, operacionalizada a partir dos dados de aprovação no exame de suficiência por IES, de 2019 à primeira edição de 2024, disponibilizados na plataforma do Conselho Federal de Contabilidade. As informações foram filtradas e analisadas utilizando o teste t de Student e o teste t de Welch, com o uso de reamostragem (bootstrapping). Os resultados indicam que IES com PPGs apresentaram taxas médias de aprovação superiores às IES sem PPGs e IES públicas sem PPGs durante todo o período, sugerindo que a estrutura demandada para a composição de um PPG (seja ela física, de pessoal, financeira ou de cunho tecnológico) possui desdobramentos significativos e positivos sobre o desempenho acadêmico da graduação. Esse encadeamento de efeitos indica que as melhorias na graduação e pós-graduação não precisam ser excludentes, possibilitando o desenvolvimento de estratégias com potencial de desenvolver ambos segmentos concomitantemente.

Biografia do Autor

Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Doutora em Controladoria e Contabilidade (Universidade de São Paulo). Mestre em Administração (Universidade Estadual de Londrina). Graduada em Administração (Universidade Estadual de Maringá), Tecnologia em Processamento de Dados (UNICESUMAR) e Ciências Contábeis (Unigran). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Administração, Administração Pública em Rede Nacional e Ciências Contábeis e dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis (ESAN/UFMS).

Ana Caroline Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Guilherme Alves de Souza Andrade, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Mestre em Ciências Contábeis (UFMS). Graduado em Ciências Contábeis (UFMS) e Ciências Econômicas (UFMS).

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Publicado

2025-02-26

Como Citar

Espejo, M. M. dos S. B., Ferreira, A. C., & Andrade, G. A. de S. (2025). Relação Entre Programas de Pós-Graduação e a Taxa de Aprovação no Exame de Suficiência: Evidências das Edições Realizadas Entre 2019 e 2024. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 16(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v16i3.94316