Custos ocultos comportamentais no setor público: uma abordagem a partir do capital intelectual
Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar a significância das relações entre características dos servidores e fatores que geram custos ocultos comportamentais, decorrentes da má gestão do capital intelectual no setor público. Para atingir o objetivo proposto, foi operacionalizada uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa no âmbito de uma Autarquia Estadual. Foram coletados dados referentes às características dos servidores e elementos de custos ocultos associados ao capital humano, organização interna, relações externas, qualidade e transparência. Os dados foram coletados através de formulário eletrônico GoogleDocs, estruturado a partir do elenco das variáveis consideradas em escalas ordinais, enviado por e-mail a todos os servidores lotados na Autarquia investigada. Foram obtidos 20 questionários respondidos. A técnica estatística usada foi o Coeficiente de Postos de Spearman. Os resultados obtidos evidenciam a presença de relações estatisticamente significativas entre características dos servidores e alguns dos elementos que geram custos ocultos associados ao capital intelectual.
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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v15i1.84956