Sistema Tributário Brasileiro: comparativo do conhecimento entre Discentes Ingressantes e Concluintes

Autores

  • Silvio Paula Ribeiro UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0001-9169-1190
  • Caio Gisse Rai Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, MS.
  • Marcos Vinicius Molina (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tamires Sousa Araújo (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marçal Rogério Rizzo (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v13i2.78708

Palavras-chave:

Ciências Contábeis, Discentes, Sistema Tributário.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o nível de conhecimento do sistema tributário brasileiro entre os discentes ingressantes e concluintes do curso de Graduação em Ciências Contábeis, de uma Universidade Federal localizada no interior do Mato Grosso do Sul. Especificamente, comparam-se os níveis de domínio do assunto e observa-se os possíveis avanços e lacunas formativas que estes alunos possam ter. Para tanto, baseados em uma abordagem quantitativa foi utilizado um questionário, devidamente adaptado de Curcino, Ávila e Malaquias (2013), aplicado para todos os discentes do curso, com a distinção entre ingressantes (do primeiro ao quarto período) e concluintes (do quinto período em diante). Teórico-metodologicamente, este estudo está amparado em estudos de Curcino, Ávila e Malaquias (2013), Curcino, Ávila e Malaquias (2013), Silva e Morais (2015), Silva, Nunes e Santana (2016), Barbosa, Ávila e Malaquias (2018), de modo a ajudar a compreender e refletir sobre a problemática eleita. Nos resultados obtidos, via processo analítico, constatou-se a média e o desvio padrão das respostas dos dois grupos estudados e com base no teste t de Student verificou-se que houve significância estatística entre as respostas de ambos os grupos. A principal conclusão é de que o conteúdo da temática investigada oferecida no curso de Ciências Contábeis, da Universidade pesquisada carece e melhorias. E, inclusive, o assunto merece novas pesquisas que visem a melhora deste quadrante.

Biografia do Autor

Silvio Paula Ribeiro, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Ciências Contábeis pela (UNISINOS) Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professor adjunto da (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas.

Rodovia Marechal Rondon, km 667, Residencial Encontro das Águas, Casa 12, quadra 2, Castilho – SP. Cep 16.920-000

(17) 99738-8025 ou (17) 98132-4554


Caio Gisse Rai, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, MS.

Graduando em Ciências Contábeis pela (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, MS.

Rua Sebastião dos Santos, 123, Santos Dumont, Três Lagoas - MS. Cep: 79621-031.

(67)99950-5571.

Marcos Vinicius Molina, (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando em Ciências Contábeis pela (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, MS.

Av. Ranulpho Marques Leal, 3484, Três Lagoas – MS.

(67) 991620882.

Tamires Sousa Araújo, (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências Contábeis pelo PPG em Ciências Contábeis da (UFU) Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora adjunta na (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas.

Av. Ranulpho Marques Leal, 3484, Três Lagoas – MS.

(34)99686-0229

Marçal Rogério Rizzo, (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas.

Doutorado em Geografia (Dinâmica e Gestão Ambiental) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Presidente Prudente). Atualmente é professor associado da (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas.

Av. Ranulpho Marques Leal, 3484, Três Lagoas – MS.

(67) 99283-5108.

Downloads

Publicado

2021-08-24

Como Citar

Ribeiro, S. P., Rai, C. G., Molina, M. V., Araújo, T. S., & Rizzo, M. R. (2021). Sistema Tributário Brasileiro: comparativo do conhecimento entre Discentes Ingressantes e Concluintes. RC&C: Revista De Contabilidade E Controladoria, 13(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v13i2.78708