Sistema Tributário Brasileiro: comparativo do conhecimento entre Discentes Ingressantes e Concluintes
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i2.78708Palavras-chave:
Ciências Contábeis, Discentes, Sistema Tributário.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar o nível de conhecimento do sistema tributário brasileiro entre os discentes ingressantes e concluintes do curso de Graduação em Ciências Contábeis, de uma Universidade Federal localizada no interior do Mato Grosso do Sul. Especificamente, comparam-se os níveis de domínio do assunto e observa-se os possíveis avanços e lacunas formativas que estes alunos possam ter. Para tanto, baseados em uma abordagem quantitativa foi utilizado um questionário, devidamente adaptado de Curcino, Ávila e Malaquias (2013), aplicado para todos os discentes do curso, com a distinção entre ingressantes (do primeiro ao quarto período) e concluintes (do quinto período em diante). Teórico-metodologicamente, este estudo está amparado em estudos de Curcino, Ávila e Malaquias (2013), Curcino, Ávila e Malaquias (2013), Silva e Morais (2015), Silva, Nunes e Santana (2016), Barbosa, Ávila e Malaquias (2018), de modo a ajudar a compreender e refletir sobre a problemática eleita. Nos resultados obtidos, via processo analítico, constatou-se a média e o desvio padrão das respostas dos dois grupos estudados e com base no teste t de Student verificou-se que houve significância estatística entre as respostas de ambos os grupos. A principal conclusão é de que o conteúdo da temática investigada oferecida no curso de Ciências Contábeis, da Universidade pesquisada carece e melhorias. E, inclusive, o assunto merece novas pesquisas que visem a melhora deste quadrante.
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