O IMPACTO DA RELAÇÃO VENDAS-OPERAÇÃO SOBRE O NÍVEL DE SERVIÇO: PESQUISA-AÇÃO SOBRE O TRANSPORTE DE CARGA AÉREA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.75474

Palavras-chave:

carga aérea, nível de serviço, capacidade operacional, capacidade de vendas, pesquisa-ação.

Resumo

A expectativa que clientes de cargas têm com relação a prazo, segurança, informação e integridade no transporte, faz com que haja grande impacto da interação vendas-operação em rentabilidade. Um dos desafios que companhias aéreas enfrentam no transporte de cargas é o controle sobre as vendas e a capacidade que ofertam. Este trabalho, baseado num método de pesquisa-ação realizada na rota São Paulo-Fortaleza e precedida por revisão sistemática da literatura, tem como objetivo propor considerações nos processos de interface vendas-operação que impactam no nível de serviço de companhias aéreas mistas. Os principais resultados evidenciaram 7 indicadores a ser considerados e destacaram problemas no processo decisório. Como conclusão destaca-se os impactos da tomada da decisão na capacidade operacional.

Biografia do Autor

Felipe Liberato Souza, FEA - USP - Universidade de São Paulo

Mestre em Empreendedorismo pela FEA-USP (2019), com especialização em Gestão de Negócios (ênfase em Logística) pela Fundação Dom Cabral (2016), em Negociação e Liderança pela Harvard University (2015), MBA pela Fundação Getúlio Vargas (2011), especialização em Docência do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas (2009), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Lavras (2004) e graduado em Administração de Empresas com ênfase em Empreendedorismo pela Universidade Federal de Itajubá (2002). Mentor no programa Sinergy da Universidade Federal de Itajubá até 2015. Gerente de Logística na GOL Linhas Aéreas (desde setembro de 2011), anteriormente Gerente de Vendas na LÍDER Aviação (de 2007 a 2011) e Gerente Comercial na AmBev (de 2004 a 2007).

Alvair Silveira Torres Júnior, USP - Universidade de São Paulo

Graduado em Tecnologia em Processos de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Comunicação Organizacional pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Especialista em Lean Production and Lean Management através de formação prática e conceitual com a consultoria internacional nipo-americana Shingijutsu Co. Professor doutor da Universidade de São Paulo- FEA-USP. Especialista em Lean Management, Lean Production e Indústria Automobilística. Autor e Co-autor dos Livros: Integração e Flexibilidade, Gestão do Conhecimento nas PME, Pequeno Dicionário de Termos da Empresa Globalizada, Tomada de Decisão nas Organizações. Ganhador do Prêmio INTERCOM 2001 de melhor tese de doutorado, segundo colocado do prêmio PricewaterhouseCoopers de Inovação Gerencial em 2002 e prêmio de melhor trabalho na área de Operações e Logística no XIX ENANGRAD em 2008, Menção Honrosa no SIMPOI 2010 na área de Operações e Logística. Premio Excelência em Publicações pela FEA-USP (2015). Tem experiência na área de Engenharia de Produtos, Gestão da Produção, Logística e Supply Chain , com ênfase em Lean Management, Lean Production, Lean Development e Lean Startup. Pesquisa a aplicação do Lean Startup no desenvolvimento de novos produtos e novos modelos de negócios, incluindo casos de Economia Circular.

Downloads

Publicado

2021-02-09

Como Citar

Souza, F. L., & Torres Júnior, A. S. (2021). O IMPACTO DA RELAÇÃO VENDAS-OPERAÇÃO SOBRE O NÍVEL DE SERVIÇO: PESQUISA-AÇÃO SOBRE O TRANSPORTE DE CARGA AÉREA. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 12(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.75474