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Percepção dos alunos do curso de ciências contábeis sobre o estágio curricular obrigatório

Caio Cesar Violin Alcântara, Kelly Cristina Mucio Marques, Claudio Marques

Resumo


A proposta deste trabalho foi verificar, na percepção dos estagiários, se as expectativas atribuídas ao estágio foram efetivamente alcançadas. O estudo buscou responder a questão de pesquisa: Como são percebidas as expectativas sobre o estágio curricular supervisionado pelos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis? A pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem quantitativa realizada por meio de
levantamento. Foram aplicados questionários aos acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá da segunda, da terceira e da quarta séries do curso de Ciências Contábeis que já realizaram o estágio curricular obrigatório, chegando a uma amostra final de 98 respondentes. Para a análise dos dados foi utilizado o teste t para amostras pareadas. Os resultados mostram que, em geral, as expectativas dos estagiários quanto ao estágio foram alcançadas. Especialmente as relacionadas com as habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, a preparação profissional e a experiência prática para a escolha da carreira e a possibilidade de conhecimento da estrutura das empresas e da prática contábil. Os estudantes consideraram a realização do estágio uma experiência importante para a sequência da carreira de contador. Observou-se também a dificuldade por parte dos alunos em relacionar as teorias adquiridas em sala de aula com a prática no local de trabalho. A
implicação desse resultado é mostrar um panorama de pontos em que o estágio supervisionado obrigatório está funcionando e sendo percebido pelos estagiários como bons e, por outro lado, daqueles pontos que merecem maior atenção. 


Palavras-chave


Estágio Curricular Obrigatório; Formação do Contador; Percepção dos acadêmicos

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v12i2.74927