Percepção dos alunos do curso de ciências contábeis sobre o estágio curricular obrigatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v12i2.74927

Palavras-chave:

Estágio Curricular Obrigatório, Formação do Contador, Percepção dos acadêmicos

Resumo

A proposta deste trabalho foi verificar, na percepção dos estagiários, se as expectativas atribuídas ao estágio foram efetivamente alcançadas. O estudo buscou responder a questão de pesquisa: Como são percebidas as expectativas sobre o estágio curricular supervisionado pelos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis? A pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem quantitativa realizada por meio de
levantamento. Foram aplicados questionários aos acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá da segunda, da terceira e da quarta séries do curso de Ciências Contábeis que já realizaram o estágio curricular obrigatório, chegando a uma amostra final de 98 respondentes. Para a análise dos dados foi utilizado o teste t para amostras pareadas. Os resultados mostram que, em geral, as expectativas dos estagiários quanto ao estágio foram alcançadas. Especialmente as relacionadas com as habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, a preparação profissional e a experiência prática para a escolha da carreira e a possibilidade de conhecimento da estrutura das empresas e da prática contábil. Os estudantes consideraram a realização do estágio uma experiência importante para a sequência da carreira de contador. Observou-se também a dificuldade por parte dos alunos em relacionar as teorias adquiridas em sala de aula com a prática no local de trabalho. A
implicação desse resultado é mostrar um panorama de pontos em que o estágio supervisionado obrigatório está funcionando e sendo percebido pelos estagiários como bons e, por outro lado, daqueles pontos que merecem maior atenção. 

Biografia do Autor

Kelly Cristina Mucio Marques, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Controladoria e contabilidade pela FEA/USP

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Alcântara, C. C. V., Marques, K. C. M., & Marques, C. (2021). Percepção dos alunos do curso de ciências contábeis sobre o estágio curricular obrigatório. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 12(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v12i2.74927