RELEVÂNCIA OU IRRELEVÂNCIA DOS DIVIDENDOS: UMA ANÁLISE COM AS EMPRESAS DO ICON
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i3.71493Palavras-chave:
Dividendos. Market To Book. Payout. Irrelevância.Resumo
O dividendo representa a distribuição do resultado de uma organização, uma parcela do seu lucro, que é o objetivo principal de uma empresa. Existem duas correntes teóricas antagônicas acerca do tema: a da Relevância dos Dividendos, também chamada de Teoria do Pássaro na Mão, de Gordon e Lintner, e a da irrelevância dos dividendos, que atribui o ganho ao valor de mercado, de Modigliani e Miller. O presente artigo buscou verificar a existência de relação entre a distribuição de dividendos e o valor de mercado das empresas pertencentes ao índice ICON, este que visa representar o desempenho médio das empresas mais representativas do setor de consumo cíclico, não cíclico e saúde. A pesquisa compreende dados de períodos trimestrais entre 2013 a 2018. Utilizou-se o modelo de regressão com dados em painel de efeitos fixos. O modelo teórico aplicado de Zanon, Araújo e Nunes (2017) possui como dependente a variável Market to Book, e como variável explicativa de interesse, o Payout (razão entre os dividendos pagos e os lucros do período de cada empresa) em diferentes aplicações. Os resultados apresentam a discussão sobre a limitação dos pressupostos estatísticos da regressão, bem como da não significância do Payout no comportamento da relação do valor de mercado com o escriturado. O controle por variáveis permitiu confirmar a relação do Market to Book com o Tamanho da empresa e com o nível de Alavancagem, mas contrariamente ao esperado, não demonstrou relação com o Lucro por Ação e nem pelo Rentabilidade. A discussão desses resultados pode contribuir empiricamente processo de decisão entre a distribuição de lucros ou financiamento de capital, bem como teoricamente ao corroborar a teoria da irrelevância dos dividendos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







