RELEVÂNCIA OU IRRELEVÂNCIA DOS DIVIDENDOS: UMA ANÁLISE COM AS EMPRESAS DO ICON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v11i3.71493

Palavras-chave:

Dividendos. Market To Book. Payout. Irrelevância.

Resumo

O dividendo representa a distribuição do resultado de uma organização, uma parcela do seu lucro, que é o objetivo principal de uma empresa. Existem duas correntes teóricas antagônicas acerca do tema: a da Relevância dos Dividendos, também chamada de Teoria do Pássaro na Mão, de Gordon e Lintner, e a da irrelevância dos dividendos, que atribui o ganho ao valor de mercado, de Modigliani e Miller. O presente artigo buscou verificar a existência de relação entre a distribuição de dividendos e o valor de mercado das empresas pertencentes ao índice ICON, este que visa representar o desempenho médio das empresas mais representativas do setor de consumo cíclico, não cíclico e saúde. A pesquisa compreende dados de períodos trimestrais entre 2013 a 2018. Utilizou-se o modelo de regressão com dados em painel de efeitos fixos. O modelo teórico aplicado de Zanon, Araújo e Nunes (2017) possui como dependente a variável Market to Book, e como variável explicativa de interesse, o Payout (razão entre os dividendos pagos e os lucros do período de cada empresa) em diferentes aplicações. Os resultados apresentam a discussão sobre a limitação dos pressupostos estatísticos da regressão, bem como da não significância do Payout no comportamento da relação do valor de mercado com o escriturado. O controle por variáveis permitiu confirmar a relação do Market to Book com o Tamanho da empresa e com o nível de Alavancagem, mas contrariamente ao esperado, não demonstrou relação com o Lucro por Ação e nem pelo Rentabilidade. A discussão desses resultados pode contribuir empiricamente processo de decisão entre a distribuição de lucros ou financiamento de capital, bem como teoricamente ao corroborar a teoria da irrelevância dos dividendos.

Biografia do Autor

Alex Zimmer Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Contábeis

Leonado Flach, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós doutor em Contabilidade e Finanças pelo MIT / EUA

Professor do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFSC

Jonatas Dutra Sallaberry, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Contabilidade. PPGC UFSC

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Machado, A. Z., Flach, L., & Sallaberry, J. D. (2020). RELEVÂNCIA OU IRRELEVÂNCIA DOS DIVIDENDOS: UMA ANÁLISE COM AS EMPRESAS DO ICON. RC&C: Revista De Contabilidade E Controladoria, 11(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v11i3.71493