Disclosure de despesas com P&D e enforcement regulatório no setor elétrico: Value relevance no mercado de capitais brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i2.70982Palavras-chave:
Pesquisa & Desenvolvimento, Regulação, Value-Relevance, Setor Elétrico.Resumo
A regulação pode funcionar como instrumento de incentivo à inovação nas firmas, mas não se sabe como essa coerção reflete nos preços dos títulos acionários. Tem-se como objetivo descrever o efeito do enforcement regulatório do setor elétrico sobre a value-relevance do disclosure de despesas com P&D e agregados contábeis de previsão de fluxo de caixa futuro, patrimônio líquido e lucro contábil. Foram analisadas 1.294 observações de 440 firmas listadas na B3 entre 2011 e 2015. A aplicação de regressão mostra que o enforcement regulatório é capaz de afetar negativamente a avaliação do disclosure de P&D, além de tornar o patrimônio líquido das empresas do setor elétrico mais informativo. Verificou-se que os agregados contábeis patrimônio líquido e lucro contábil
se mostram mais relevantes entre as empresas sob regulação da ANEEL. As evidências sugerem que, no Brasil, o enforcement regulatório do setor elétrico se mostra como variável de interesse para os investidores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.