Disclosure de despesas com P&D e enforcement regulatório no setor elétrico: Value relevance no mercado de capitais brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i2.70982Palavras-chave:
Pesquisa & Desenvolvimento, Regulação, Value-Relevance, Setor Elétrico.Resumo
A regulação pode funcionar como instrumento de incentivo à inovação nas firmas, mas não se sabe como essa coerção reflete nos preços dos títulos acionários. Tem-se como objetivo descrever o efeito do enforcement regulatório do setor elétrico sobre a value-relevance do disclosure de despesas com P&D e agregados contábeis de previsão de fluxo de caixa futuro, patrimônio líquido e lucro contábil. Foram analisadas 1.294 observações de 440 firmas listadas na B3 entre 2011 e 2015. A aplicação de regressão mostra que o enforcement regulatório é capaz de afetar negativamente a avaliação do disclosure de P&D, além de tornar o patrimônio líquido das empresas do setor elétrico mais informativo. Verificou-se que os agregados contábeis patrimônio líquido e lucro contábil
se mostram mais relevantes entre as empresas sob regulação da ANEEL. As evidências sugerem que, no Brasil, o enforcement regulatório do setor elétrico se mostra como variável de interesse para os investidores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).