OS EFEITOS DE SENTIDOS PRODUZIDOS SOBRE A PROPOSTA NORMATIVA DE CONVERGÊNCIA DAS REGRAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS AOS PADRÕES INTERNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.70881Palavras-chave:
discurso – convergência – internacionalização – regras contábeisResumo
O objetivo desse artigo é estudar os efeitos de sentidos produzidos sobre a proposta normativa de convergência das regras contábeis brasileiras aos padrões internacionais. O dispositivo teórico-analítico está filiado à Análise do Discurso de linha francesa proposta por Michel Pêcheux, com o objetivo de propor um deslocamento na compreensão do discurso institucional do Estado, a fim de fugir das evidências da interpretação e, assim, compreender não o que o texto diz, mas os sentidos que este produz. O corpus discursivo utilizado para a análise foi construído a partir do Projeto de Lei no 121/2007 que deu origem a promulgação da Lei no 11.638/2007. No interior dessa reflexão, o estudo conclui que a inscrição ideológica da convergência produz sentidos que instauram uma certeza de segurança e estabilidade, mas que, de outro modo, faz significar o controle, a adaptação, estar em conformidade, visto que convergir apresenta uma carga semântica ligada ao sentido de estar junto, efeito da ideologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.