Conservadorismo Contábil: Uma Comparação Entre Setores
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v9i3.51123Palavras-chave:
Conservadorismo, GLENIF, Setores econômicosResumo
O conservadorismo contábil é uma prática pautada essencialmente no reconhecimento antecipado de perdas em detrimento de ganhos. Estudos anteriores indicam que pode haver diferença entre os níveis de conservadorismo entre as empresas de diferentes setores econômicos. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo analisar o nível de conservadorismo nas demonstrações contábeis divulgadas pelas empresas do GLENIF de diferentes setores econômicos. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa por meio de análise documental, que compreendeu a análise de informações contábeis de 250 empresas de seis países diferentes, em um lapso temporal de cinco anos (2010 a 2014), totalizando 1.250 observações. O conservadorismo foi analisado por meio do modelo de Ball e Shivakumar (2005). A análise dos dados revelou que os setores econômicos analisados influenciam o conservadorismo das empresas, porém, em função dos coeficientes não apresentarem significância estatística não é possível aceitar a hipótese de que há diferenças significativas entre os níveis de conservadorismo dos diferentes setores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







