COMPARAÇÃO DE DUAS METODOLOGIAS DE APURAÇÃO DO CUSTO DE CAPITAL DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v6i2.35154Palavras-chave:
custo de capital, custo de capital próprio, custo de capital de terceiros, ANEELResumo
O presente trabalho buscou comparar o custo de capital apurado por um dos métodos tradicionais da Teoria de Finanças e aquele estimado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), por meio da investigação dos fatores que podem levar a possíveis variações. Trata-se de uma pesquisa básica, bibliográfica e documental, com abordagem quantitativa. O estudo baseou-se na comparação do WACC (Weight Average Cost of Capital – Custo Médio Ponderado de Capital) obtido para as maiores empresas distribuidoras de energia elétrica brasileiras dos cinco maiores grupos econômicos, de acordo com o Market Share, em oito trimestres analisados, entre o início de 2010 e o final de 2011, conforme os diferentes métodos. Os resultados mostraram que há discrepância entre os métodos estudados. Destacam-se, também, ocorrências de diferentes comportamentos entre as empresas analisadas. Os dados apurados pela metodologia da ANEEL mostraram-se mais constantes, pois suas variáveis estiveram sujeitas a menos variações. Entretanto, o método tradicional, apesar de estar exposto a maiores oscilações entre os períodos, reportou um comportamento mais parecido com o real.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







