A divulgação de informação sobre o risco: um caso de grandes empresas portuguesas e espanholas do setor do retalho alimentar
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v6i2.34543Palavras-chave:
Risco, Gestão de Risco, retalho alimentar, divulgação de InformaçãoResumo
A gestão do risco é uma atividade reconhecida como fundamental, sobretudo, em contextos de grande incerteza como a atual. Ora, a eficácia na execução dessa atividade depende, entre outros aspetos, da disponibilidade da informação. O objetivo do presente estudo consiste na análise da divulgação de informação sobre o risco nos relatórios e contas de grandes empresas do setor do retalho alimentar em Portugal e em Espanha durante o período de 2008 a 2010. Pretende-se verificar se existe relação entre as variáveis dimensão e risco e o nível de divulgação de informação sobre o risco efetuado nos relatórios e contas destas empresas. Para o efeito adota-se o método “estudo de caso” e recorre-se à análise de conteúdo aplicada aos documentos referidos. Verifica-se que, entre as empresas analisadas, as que divulgam mais informação sobre o risco são as portuguesas. Constata-se, ainda, que qualquer das empresas apresenta um maior nível de divulgação de informação sobre o risco financeiro do que sobre o risco não-financeiro e que não parece existir relação entre a dimensão ou o risco e o nível de divulgação de informação sobre o risco.
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