O GERENCIAMENTO DE RESULTADO ATRAVÉS DO INCOME SMOOTHING E A RELAÇÃO COM O RISCO DAS AÇÕES: ESTUDO EMPÍRICO COM EMPRESAS DO IBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i1.34499Palavras-chave:
gerenciamento de resultados, alisamento de lucro, risco, accruals.Resumo
O lucro descrito nas demonstrações contábeis constitui um indicador relevante para o processo de avaliação das empresas. Com a flexibilização das normas após a adoção da IFRS existe um debate na literatura sobre as possibilidades de gerenciamento desse resultado e suas conseqüências para o mercado. Este estudo busca analisar se empresas brasileiras listadas no Ibovespa praticam esse gerenciamento na forma de alisamento de lucros e se isso gera reflexos no risco das respectivas ações. Assim, apresentam-se testes baseados na mensuração dos accruals que reforçam a hipótese de que essas companhias podem estar manipulando os lucros, objetivando reduzir sua variabilidade ao longo do tempo. No entanto, verifica-se que o efeito do alisamento não é percebido na mensuração do risco, reafirmando a posições de estudos anteriores no mercado brasileiro quando inseridas variáveis de mercado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.