O GERENCIAMENTO DE RESULTADO ATRAVÉS DO INCOME SMOOTHING E A RELAÇÃO COM O RISCO DAS AÇÕES: ESTUDO EMPÍRICO COM EMPRESAS DO IBOVESPA

Autores

  • Bruno Rodrigues Faria Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Hudson Fernandes Amaral Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v7i1.34499

Palavras-chave:

gerenciamento de resultados, alisamento de lucro, risco, accruals.

Resumo

O lucro descrito nas demonstrações contábeis constitui um indicador relevante para o processo de avaliação das empresas. Com a flexibilização das normas após a adoção da IFRS existe um debate na literatura sobre as possibilidades de gerenciamento desse resultado e suas conseqüências para o mercado. Este estudo busca analisar se empresas brasileiras listadas no Ibovespa praticam esse gerenciamento na forma de alisamento de lucros e se isso gera reflexos no risco das respectivas ações. Assim, apresentam-se testes baseados na mensuração dos accruals que reforçam a hipótese de que essas companhias podem estar manipulando os lucros, objetivando reduzir sua variabilidade ao longo do tempo. No entanto, verifica-se que o efeito do alisamento não é percebido na mensuração do risco, reafirmando a posições de estudos anteriores no mercado brasileiro quando inseridas variáveis de mercado.

Biografia do Autor

Bruno Rodrigues Faria, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Finanças (2014). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Atualmente é consultor efetivo do Sebrae-MG atuando nas áraes de gestão, finanças e mercados. Tem experiência em Administração, com ênfase em Avaliação de Investimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Plano de negócios, Modelos de Avaliação Financeira, Inovações e Patentes, Micro e Pequenas Empresas.

Hudson Fernandes Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Titular do CEPEAD/CAD/FACE da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Professor Catedrático Visitante do ISEG da Universidade de Lisboa. Graduado em Administração pela UFMG (1986), Especialista em Finanças pela Fundação João Pinheiro (1987), Mestrado em Diplôme d'Etudes Approfondies en Sciences de Gestion - Université Des Sciences Sociales de Toulouse I - França (1991) e Doutorado em Sciences de Gestion - Université Pierre Mendès France - ESA - Grenoble II - França (1994). Desenvolveu Estágio Sênior - Pós-Doutorado junto ao Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa ISEG/UTL, em Portugal (03/2011 a 02/2012). Atualmente é Pesquisador 1B do CNPq e Coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Consultoria em Finanças e Contabilidade NUFI da UFMG. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Administração, Chefe do Departamento de Ciências Administrativas - CAD, Coordenador do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, da UFMG. Foi Presidente da Comissão de Especialistas de Ensino de Administração da SESu/MEC, membro da Comissão de avaliação dos Cursos de Graduação em Administração do INEP/MEC e membro da Comissão Assessora do ENADE/INEP/MEC. Foi, também, Conselheiro Federal Suplente CRA-MG, Diretor Administrativo-Financeiro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Vice-Presidente do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas (IFBAE). Faz parte de Conselho Editorial de várias revistas da área de Administração e Contabilidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercado Financeiro, de Capitais e Derivativos, Finanças Corporativas, Gestão de Risco, Controladoria, Contabilidade Financeira e Gerencial.

 

Publicado

2015-05-05

Como Citar

Faria, B. R., & Amaral, H. F. (2015). O GERENCIAMENTO DE RESULTADO ATRAVÉS DO INCOME SMOOTHING E A RELAÇÃO COM O RISCO DAS AÇÕES: ESTUDO EMPÍRICO COM EMPRESAS DO IBOVESPA. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 7(1). https://doi.org/10.5380/rcc.v7i1.34499