Desempenho Orçamentário dos Gerentes e os Fatores Comportamentais: Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v6i2.33342Palavras-chave:
Participação Orçamentária. Estilo de Liderança. Satisfação Orçamentária. Desempenho Orçamentário.Resumo
O objetivo da pesquisa é verificar como o desempenho orçamentário dos gerentes de nível hierárquico médio se relaciona com os fatores comportamentais: participação, estilo de liderança e satisfação. A pesquisa é descritiva em relação a seu objetivo; quanto aos procedimentos, estudo de caso; e, em relação à abordagem do problema, é qualitativa. Os resultados sugerem que ocorre a participação orçamentária de forma limitada na fase de coleta de dados; em relação à satisfação orçamentária ocorre pelo alcance de objetivos departamentais; quanto ao estilo de liderança, é afetado pela ausência de feedback e centralização em pontos negativos do gerente. Por último, observou-se que o desempenho orçamentário está focado no controle de custos e ocorre quando as metas orçamentárias são alcançadas dentro das previsões estabelecidas, com o menor nível de variação negativa possível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.