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O VALOR DO CLIENTE E SEU IMPACTO NOS REPORTES FINANCEIROS: UM ESTUDO DE CASO

Elenilton Rüdiger Johann, Luiz Carlos Duclós, Michael William Citadin, Wesley Vieira da Silva

Resumo


Em muitas organizações os gestores ainda não se deram conta da importância estratégica do valor do cliente nos reportes financeiros. Para que gestores, analistas e proprietários possam gerenciar melhor o cliente no ambiente corporativo, é crescente a busca por alternativas que visam demonstrar o valor do cliente. O objetivo deste estudo é discutir e avaliar por meio de verificações se o uso de métricas do valor do cliente nos reportes financeiros suporta mais efetivamente as decisões dos proprietários e gestores das empresas. Os dados foram levantados a partir de pesquisa bibliográfica e documental e dos estudos exploratórios em uma distribuidora de ferragens na região central do Estado do Rio Grande do Sul. O Estudo de caso obteve como resultado que o reporte de métricas do cliente suporta mais efetivamente as decisões dos proprietários e gestores das empresas, pois gera informações claras da movimentação ocorrida no valor do cliente e uma previsibilidade desta movimentação, aumentando a confiabilidade de todos os atores envolvidos no processo decisório da empresa e fundamentalmente para sócios investidores.

Palavras-chave


Métricas; Valor do Cliente; Reportes Financeiros

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v6i1.32072