IMPACTO DOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DE CURTO PRAZO SOBRE O VALOR DA EMPRESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i1.31844Palavras-chave:
capital de giro, valor da empresa, indicadores econômico-financeirosResumo
O objetivo do estudo consistiu em investigar a influência dos indicadores econômico-financeiros de curto prazo sobre o valor da empresa. A amostra foi composta por 261 empresas não-financeiras listadas na BM&FBOVESPA, com dados trimestrais abrangendo o período entre março de 2000 a dezembro de 2009. Para avaliar se indicadores de curto prazo impactam no valor da empresa, foram utilizadas as técnicas de análise fatorial e regressão de dados em painel. De 27 indicadores inicialmente selecionados, 11 foram utilizados na análise fatorial, de onde resultaram quatro fatores: liquidez e capital de giro; atividade; desempenho e; financiamento. A regressão em painel com efeitos fixos mostrou que a liquidez/capital de giro e o desempenho apresentam impacto significativo no valor da empresa, concluindo-se que estes exercem influência nos fluxos de caixa livre da empresa e/ou no seu custo de capital. Por outro lado os fatores relacionados às atividades (ATV) e as fontes de financiamento (FNC) não apresentaram coeficientes estatisticamente significativos. Nesse sentido, concluiu-se que mesmo não apresentando coeficientes estatisticamente significativos, informações constantes nestes indicadores podem ter sido captadas pelas outras categorias de índices apresentadas no estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







