ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL QUANTO AO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE APLICADAS NO BRASIL

Autores

  • Bruno Vinícius Ramos Fernandes Universidade de Brasília - UnB
  • Diogo Henrique Silva de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Eduardo Tadeu Vieira Universidade de Brasília
  • Jorge Katsumi Niyama Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v3i3.22049

Palavras-chave:

Normas Contábeis, Convergência, Docentes

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo analisar a percepção dos docentes que lecionam nos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil em relação ao atual processo de convergência internacional. Participaram da pesquisa 190 professores de todo país. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva do ponto de vista de seus objetivos; já quanto aos procedimentos técnicos classifica-se como um levantamento. Para a análise dos dados recorreu-se a estatística descritiva e a estatística qui-quadrado de Pearson (Teste c2). Com este último foi possível verificar se variáveis categóricas como região, titulação, idade, gênero, instituição que trabalha, disciplina que leciona, ser o docente dedicação exclusivamente ou ter outra profissão influenciaram nos padrões de respostas observados. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos docentes avalia o processo de convergência como muito importante, uma vez que reduz os custos na elaboração de informações contábeis e facilita a inserção no mercado internacional de empresas brasileiras. Para eles, o fato do país não possuir uma profissão contábil forte e atuante pode representar um obstáculo ao processo de adoção dos IFRS divide opiniões, de forma que os resultados sobre o assunto são inconclusivos. Apesar de se sentirem preparados para lecionar nessa nova realidade, eles reconhecem que as instituições educacionais brasileiras não estão.

Biografia do Autor

Bruno Vinícius Ramos Fernandes, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Mestre em Ciências Contábeis pela UnB (2008), tema de dissertação: bolhas de preços no mercado acionário brasileiro. Graduado em Ciências Contábeis pela UnB (2006). Atualmente é Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília - UnB. Tutor do curso de Administração a distância da UnB. Ex-funcionário da Caixa Econômica Federal em Brasília e do Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro).

Diogo Henrique Silva de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é doutorando do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós Graduação em Ciências Contábeis - UNB, UFPB e UFRN e professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui trabalhos publicados nos seguintes temas: Finanças Comportamentais, Finanças Corporativas, Análise das demonstrações Contábeis e Contabilidade Gerencial.

Eduardo Tadeu Vieira, Universidade de Brasília

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade de Brasília (1984) e mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2001). Foi Secretário de Planejamento da Universidade de Brasília de 1997 a 2009. Atualmente cursa o DOUTORADO em Ciências Contábeis do Programa Multiinstitucional e Inter Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis oferecido pelo consórcio UnB/UFRN/UFPB

Jorge Katsumi Niyama, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Ciênciais Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (1974), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela University of Otago (2005). Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília e membro da diretoria executiva da ANPCONT - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Contabilidade. Tem experiência na área de Ciências Contábeis. Atua principalmente nos seguintes temas: evidenciação contábil, Contabilidade Internacional, Contabilidade de Instituições Financeiras, Teoria da Contabilidade e Derivativos.

Publicado

2011-10-21

Como Citar

Ramos Fernandes, B. V., Silva de Lima, D. H., Vieira, E. T., & Niyama, J. K. (2011). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL QUANTO AO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE APLICADAS NO BRASIL. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 3(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v3i3.22049