AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SOB AS PERSPECTIVAS FINANCEIRA E NÃO-FINANCEIRA: A GESTÃO ESTRATÉGICA DE UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR PRESTADORA DE SERVIÇOS DA MARINHA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v3i2.20918Palavras-chave:
Gestão Estratégica, Contabilidade de Custos, Tomada de DecisãoResumo
Alinhada com a preocupação do Estado acerca da eficiência, a Marinha do Brasil (MB) adotou um modelo de gestão denominado Sistema das Organizações Militares Prestadoras de Serviços (OMPS) que apresenta como um de seus pilares a utilização das informações oriundas do emprego da Contabilidade de Custos. Em conjunto com as informações gerenciais proporcionadas por esta, o Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais (OMPS da MB), de nome fantasia Cresumar, colocou em prática o conceito de gestão estratégica na condução de suas atividades administrativas e operacionais. Com isso, buscou-se a melhoria de seu planejamento e controle ao utilizar aspectos econômico-financeiros e não financeiros, com vistas a facilitar a avaliação e a tomada de decisão. O objetivo final deste estudo foi verificar se a adoção de um Plano de Gestão Estratégica (PGE) por uma OMPS, ao considerar aspectos financeiros e não financeiros na avaliação de seu desempenho, trouxe benefícios à sua gestão. Para tanto, foi realizada uma descrição das principais características do Sistema OMPS, bem como dos PGE e relatórios de avaliação de desempenho referentes aos anos de 2007 a 2010 (1º semestre) atinentes à unidade de estudo. A plataforma de referência contempla também uma síntese do histórico da apuração de custos e da autonomia de gestão no setor público, além de um breve histórico do Cresumar. O estudo de caso foi utilizado como estratégia de pesquisa. Quanto aos fins, foram conduzidas pesquisas exploratórias e descritivas e, quanto aos meios, bibliográficas, documentais e de campo. Dos resultados encontrados, foi possível depreender que os preceitos teóricos da gestão estratégica adotados no PGE proporcionam um incremento na qualidade da sua gestão, uma vez que servem como instrumentos de planejamento, controle e avaliação com características globais, ou seja, considerando aspectos financeiros e não financeiros para tomada de decisão.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).