A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO SOCIETÁRIO PARA O PEQUENO PRODUTOR AQUÍCOLA: ESTUDO SOBRE A MARICULTURA CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v3i2.17680Palavras-chave:
Planejamento Societário, Aquicultura, Empresa Familiar.Resumo
A aquicultura de cultivo no mar, praticada ao longo do litoral catarinense, destaca-se pela contribuição no desenvolvimento econômico e financeiro das famílias envolvidas nos processos de cultivo, beneficiamento e comercialização de moluscos. O setor da aquicultura como um todo, em meio ao significativo número de produtores, apresenta fortes traços de informalidade. Em função disto, este trabalho objetiva evidenciar a importância do planejamento societário para o pequeno produtor, a partir da formalização jurídica do negócio. Portanto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo, com abordagem dos dados predominantemente qualitativa. Os dados coletados, por intermédio de entrevista a 25 produtores com estrutura produtiva instalada na baía de Florianópolis, abordam aspectos sócio-econômico e contábil-administrativo. E assim, os resultados da pesquisa, sob o aspecto sócio-econômico evidencia significativo número de produtores satisfeitos com a atividade. No aspecto contábil-administrativo destaca-se a informalidade existente no setor da aquicultura, com limitado controle financeiro.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.