Características produtivas e socioambientais da agricultura familiar no Semiárido brasileiro: evidências a partir do Censo Agropecuário de 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v55i0.73745

Palavras-chave:

agricultura familiar, Censo Agropecuário 2017, Semiárido brasileiro

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender as práticas agropecuárias e extrativistas que são desenvolvidas pela agricultura familiar para viabilizar atividades produtivas e de reprodução das suas condições de vida no Semiárido brasileiro. Para tanto, foram realizadas a sistematização e a análise de dados do Censo Agropecuário 2017 do IBGE para identificar características sociais, produtivas e ambientais nos estabelecimentos de agricultura familiar no território semiárido. Verifica-se que, apesar das potencialidades desse modelo de agricultura, suas fragilidades e carências expressam heranças históricas estruturais que pressionam para a intensificação do uso dos recursos naturais aos quais têm acesso. Dessa forma, permanecem grandes desafios para uma transição agroecológica nos estabelecimentos de agricultura familiar, o que exige mudanças estruturais nas políticas públicas de desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Roberto Marinho Alves da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

Graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989) e  doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2006).

Joacir Rufino de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000) e Mestre em Economia Rural e Regional pela Universidade Federal de Campina Grande (2003).

Fernando Bastos Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduação em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (1972) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005).

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009).

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Silva, R. M. A. da, Aquino, J. R. de, Costa, F. B., & Nunes, E. M. (2020). Características produtivas e socioambientais da agricultura familiar no Semiárido brasileiro: evidências a partir do Censo Agropecuário de 2017. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 55. https://doi.org/10.5380/dma.v55i0.73745

Edição

Seção

Sociedade e ambiente no Semiárido: controvérsias e abordagens