Conflitos de interesse

Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, financeira, política, religiosa, acadêmica ou institucional.

Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e informar aos editores quaisquer conflitos financeiros ou de outra natureza, potenciais ou existentes, que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo no campo próprio durante o processo de submissão. Idealmente, os autores também devem identificar em nota de rodapé ou na seção de Agradecimentos do manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo.

O avaliador é responsável por informar aos editores, assim que os identificar durante o processo de avaliação, quaisquer conflitos de interesse, potenciais ou existentes, que poderiam influenciar a análise do manuscrito, e deve, se for o caso, declarar-se não qualificado para revisá-lo.

Finalmente, a própria equipe editorial deve informar ao editor-chefe qualquer tipo de conflito de interesse potencial ou existente que possa afetar qualquer etapa do processo editorial, particularmente no caso dos editores adjuntos responsáveis pela avaliação de artigos. Se o conflito de interesse estiver relacionado ao editor chefe, este deve recusar a avaliação e repassar a atividade para os editores adjuntos ou a um dos membros do Conselho Editorial.

Se algum Conflito de Interesse for declarado, ou detectado por editores ou revisores, em qualquer etapa do processo editorial, o manuscrito ficará em suspenso até que a questão seja investigada e resolvida. Eventualmente, o artigo poderá não ser publicado, ou mesmo retirado posteriormente à publicação. Qualquer conflito de interesse será tratado com base nos procedimentos estabelecidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE).