Conservação da natureza, conflitos e resistência das populações locais do entorno de florestas protegidas do Sul da África
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v38i0.44504Palavras-chave:
dominação, direitos, acesso, tipologias de resistência, África do Sul, florestas, populações locaisResumo
Este artigo é focado na incapacidade de resolver totalmente os acessos e direitos por meio de arranjos de co-gestão que têm lugar na conservação das florestas e na resistência resultante pela população local. Ao fazer a análise, o artigo desenvolve uma tipologia de resistência como uma forma de contribuir com os debates em curso sobre a resistência de uma perspectiva sul-africana. Duas tipologias são desenvolvidas com base na evidência empírica adquirida ao longo de muitos anos de entrevistas aprofundadas e observações com pessoas envolvidas em dois locais na África do Sul e no Zimbabwe. O que é diferente da maioria dos estudos sobre a resistência é localizá-la dentro de relações de propriedade que foram introduzidas no início do colonialismo na África do Sul e que continuam inabaláveis em tempos pós-coloniais. As circunstâncias envolvendo o acesso e os direitos sobre os recursos são o que leva as pessoas locais em lugares diferentes a resistir e a questionar o Estado sobre as práticas de conservação, dado o fato de que a proibição do acesso e dos direitos os marginaliza, tornando-os membros desiguais de seus países. O ponto importante é que a resistência, como discutido no artigo, resulta em muitas dimensões de reapropriação por aqueles que perderam suas terras, florestas e direitos. Eu examino essa dimensão da resistência e defendo que a resistência assume formas diferentes e não conduz à formação de movimentos pelos atores que lutam para ganhar direitos e acesso aos recursos florestais. Perda de direitos e acessos resulta em desapropriação e perda de oportunidades de modos de vida. Ao mesmo tempo, os Estados precisam reconhecer a inadequação de dar direitos ou acesso aos recursos retirados das comunidades em torno de áreas de conservação, mas dar ambos, direitos e acessos a recursos que podem reduzir a subsequente marginalização.
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