Produção científica e princípios da Educação em Agroecologia
Resumo
Neste artigo foi feita uma análise da produção científica do II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA) e suas relações com os princípios da Educação em Agroecologia disseminados pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). O evento foi realizado em 2016, noColégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ), município de Seropédica/RJ. O procedimento técnico utilizado foi a pesquisa bibliográfica, a partir dos artigos referentes aos anais do II SNEA, publicados na Revista Cadernos de Agroecologia, no diálogo com os princípios e diretrizes da Educação em Agroecologia. No I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA) foram estabelecidos quatro princípios e diretrizes fundamentais para a Educação em Agroecologia: Princípio da Vida, Princípio da Complexidade, Princípio da Diversidade e Princípio da Transformação. O II SNEA promoveu reflexões e debates envolvendo Educação em Agroecologia, articulados a partir de eixos temáticos sobre a construção do conhecimento agroecológico, a formação do profissional em agroecologia e a questão agrária e agroecologia. Estas experiências são fruto do acúmulo históricoprotagonizado por educadores/as, estudantes e pelos movimentos sociais do campo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v55i0.72896