Produção científica e princípios da Educação em Agroecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v55i0.72896

Palavras-chave:

educação em agroecologia, conhecimento agroecológico, gênero

Resumo

Neste artigo foi feita uma análise da produção científica do II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA) e suas relações com os princípios da Educação em Agroecologia disseminados pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). O evento foi realizado em 2016, noColégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ), município de Seropédica/RJ. O procedimento técnico utilizado foi a pesquisa bibliográfica, a partir dos artigos referentes aos anais do II SNEA, publicados na Revista Cadernos de Agroecologia, no diálogo com os princípios e diretrizes da Educação em Agroecologia. No I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA) foram estabelecidos quatro princípios e diretrizes fundamentais para a Educação em Agroecologia: Princípio da Vida, Princípio da Complexidade, Princípio da Diversidade e Princípio da Transformação. O II SNEA promoveu reflexões e debates envolvendo Educação em Agroecologia, articulados a partir de eixos temáticos sobre a construção do conhecimento agroecológico, a formação do profissional em agroecologia e a questão agrária e agroecologia. Estas experiências são fruto do acúmulo históricoprotagonizado por educadores/as, estudantes e pelos movimentos sociais do campo.

Biografia do Autor

Franklin Vieira Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco -(UNIVASF).

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Especialização em Educação no Campo pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Mestrado em Extensão Rural pela Ubiversidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Doutorando em Agroecologia e Dessenvolvimento Territorial pela UNIVASF.

Jorge Luis Cavalcanti Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco -(UNIVASF).

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (1992), com especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG (2001). Possui mestrado (2006) e doutorado (2016) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor, coordenador do curso de Ciência da Computação e diretor do Centro de Engenharia e Ciências Tecnológicas na FACAPE. Tem experiência nas áreas de Ensino a Distância Mediado por Computador (e-learning), Computação Gráfica, Mineração de Dados Educacionais e TI aplicada à gestão pública. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), membro colaborador do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT). Atua também nos diversos cursos a distância ofertados pela SEAD/UNIVASF

Denes Dantas Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco -(UNIVASF).

Graduado em Ciências Sociais com Bacharelado e Licenciatura em Sociologia (2003), Mestre em Ciências Sociais (2007), e Doutor em Ciências Sociais (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Atualmente é professor do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco, onde também é membro do Programa de Pós-Graduação, Doutorado, em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Sociologia, e, Professor e Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Extensão Rural/PPGExR - Univasf. Tem desenvolvido pesquisa,ensino,extensão e orientações, principalmente, nos seguintes temas: Sociologia Rural com foco nas novas ruralidades, Agroecologia e produção orgânica, agricultura familiar, Extensão rural, políticas públicas de Desenvolvimento Rural e a teoria do sociólogo Pierre Bourdieu. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão Sertão Agroecológico/UNIVASF.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Costa, F. V., Ramos, J. L. C., & Vieira, D. D. (2020). Produção científica e princípios da Educação em Agroecologia. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 55. https://doi.org/10.5380/dma.v55i0.72896

Edição

Seção

Sociedade e ambiente no Semiárido: controvérsias e abordagens