Considerações sobre alguns obstáculos à interdisciplinaridade na Pós-Graduação

Ademar HEEMANN

Resumo



Este texto trata do discurso da integração de conhecimentos e da multiplicidade de enfoques nos cursos
interdisciplinares de meio ambiente, fazendo incursões pelos conceitos de redução, holismo,
complementaridade e incomensurabilidade, além de tecer considerações sobre os obstáculos criados
pelo protocolo acadêmico estruturado na multidisciplinaridade.

Considerations on hurdles to interdisciplinarity in
Graduate Programs

Abstract


This text is about the discourse on knowledge integration and the multiple focuses put on interdisciplinary
courses about the environment, going into the concept of reduction, holism, complementarity, and
incommensurability, in addition to contemplating the hurdles created by academic protocol, structured
as it is on multi-disciplinarity.


Palavras-chave


conhecimento; multidisciplinaridade; interdisciplinaridade; meio ambiente; academia; knowledge; multi-disciplinarity; interdisciplinarity; environment; academia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v10i0.3092



Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter

 
A partir de 2023, Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. CC BY 4.0
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.