"Délibáb": dos poemas de Borges e Cunha Vargas às milongas de Ramil

Authors

  • José Geraldo Marques Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v93i1.42819

Keywords:

"Délibáb", Poema e Canção, Análise Dialógica do Discurso

Abstract

Este artigo faz uma reflexão, de inspiração bakhtiniana, sobre os pressupostos e objetos estéticos presentes no CD Délibáb, do compositor, escritor e cantor gaúcho Vítor Ramil. Faremos, em primeiro lugar, observações gerais sobre os poemas de Jorge Luis Borges e de João da Cunha Vargas escolhidos para a realização do Délibáb e sobre alguns dos significados do encontro entre essas duas poéticas promovido por Ramil. Em um segundo momento, colocaremos em discussão, de uma perspectiva discursiva dialógica, os estatutos dos gêneros canção e poema em uma obra musical. Para finalizarmos, faremos o apontamento de alguns pressupostos do projeto artístico de Ramil e dos discursos poéticos de Borges e Vargas presentes na obra. 

Author Biography

José Geraldo Marques, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Departamento de Letras (DELET). Área: Língua Portuguesa e Linguística

Published

2016-07-20

How to Cite

Marques, J. G. (2016). "Délibáb": dos poemas de Borges e Cunha Vargas às milongas de Ramil. Revista Letras, 93. https://doi.org/10.5380/rel.v93i1.42819

Issue

Section

Estudos Linguísticos