n. 55 - A QUALIDADE EDUCACIONAL: DA AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AO GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS (GIFE)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.77483Palavras-chave:
Direito Educacional, Qualidade educacional, Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.Resumo
A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, o presente texto objetiva investigar a perspectiva de qualidade da Educação básica posta em ações e documentos emitidos pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) a partir da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4). Para tanto, inicia-se com a discussão sobre as bases normativas do conteúdo de qualidade educacional e os conceitos de qualidade que perpassam seu sentido ampliado, após indica-se os desdobramentos da ODS4 no contexto brasileiro. Ao final, problematiza-se a perspectiva de qualidade educacional para a Educação Básica posta pelo GIFE a partir da ODS4. Conclui-se que a perspectiva de qualidade que perpassa o GIFE é a qualidade para resultados, o grupo associa a ODS4 à ODS17, no fomento das parcerias com o setor público, e suas ações são voltadas para a formação de professores e parcerias no âmbito da gestão.
Referências
ADAMS, D. Defining Educational Quality. Arlington, VA, Institute for International Research, 1993.
ADRIÃO; T. SILVA, R. Public funding to private providers of compulsory education: crossed looks between Brazil and Portugal in the context of globalisations. Societies and Education, 18:4, 420-434, 2020.
AKKARI, A. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.
BOAVENTURA, E. M. As formas de manifestação do Direito Educacional. Faculdade de Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 175-188, jul./dez. 1993.
CARREIRA, D.; PINTO, J. M. R. Custo aluno-qualidade inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil. São Paulo: Global; Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2007.
CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245-262, jul. 2002.
FERRETI, M.; BARROS, M. SANTIAGO, G. (Org.) Censo GIFE 2018. São Paulo, SP: GIFE, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/lenovo/Downloads/CENSO-GIFE-2018_-1a-Reimpressao-1%20(2).pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
GENTILI, P.A.A.; SILVA, T.T. (orgs.) Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação: Visões Críticas. Petrópolis, RJ: Vozes: p. 111-178, 1994.
HULME, D. Lessons from the Making of the MDGs: Human Development Meets Results-based Management in an Unfair World. IDS Bulletin, v. 41, n. 1, p. 15-25, 2010.
PERONI, V. M. V. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo sem Fronteiras, v. 18, p. 1-27, 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/peroni.pdf. Acesso em: 07 ago. 2020.
SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O. Estado, Capital e Educação: Reflexões sobre hegemonia e Redes de Governança. Revista Educação e Fronteiras, Dourados/MS, v.4, n.11, p.21-38, mai./ago. 2014.
SHIROMA, E. O.; ZANARDINI, I. M. S. Estado e gerenciamento da educação para o desenvolvimento sustentável: recomendações do capital expressas na Agenda 2030. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 693-714, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13785. Acesso em: 20 out. 2020.
TOMASEVSKI, K. Indicadores del derecho a la educación. Revista IIDH, vol. 40, 2004.
XIMENES, S. B. O Conteúdo Jurídico do Princípio Constitucional da Garantia de Padrão de Qualidade do Ensino: uma contribuição desde a teoria dos direitos fundamentais. Educação e Sociedade, dez. 2014a, vol.35, no.129, p.1027-1051.
XIMENES, S. B. Padrão de qualidade do ensino: desafios institucionais e base para a construção de uma teoria jurídica. São Paulo, 2014b. 428f. (Doutorado em Direito) Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.