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n. 55 - A QUALIDADE EDUCACIONAL: DA AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AO GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS (GIFE)

Kelly Letícia Sakata

Resumo


A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, o presente texto objetiva investigar a perspectiva de qualidade da Educação básica posta em ações e documentos emitidos pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) a partir da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4). Para tanto, inicia-se com a discussão sobre as bases normativas do conteúdo de qualidade educacional e os conceitos de qualidade que perpassam seu sentido ampliado, após indica-se os desdobramentos da ODS4 no contexto brasileiro. Ao final, problematiza-se a perspectiva de qualidade educacional para a Educação Básica posta pelo GIFE a partir da ODS4. Conclui-se que a perspectiva de qualidade que perpassa o GIFE é a qualidade para resultados, o grupo associa a ODS4 à ODS17, no fomento das parcerias com o setor público, e suas ações são voltadas para a formação de professores e parcerias no âmbito da gestão.


Palavras-chave


Direito Educacional, Qualidade educacional, Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.77483