Open Journal Systems

n. 49 - OS DESAFIOS DO ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DE APLICAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

João Paulo Araújo Pimentel Lima, Bianca Nascimento de Freitas

Resumo


Este estudo tem como objetivo expor a condição atual da disciplina de Ensino Religioso no Brasil no cenário de implementação da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, apresentamos uma breve história do campo e da legislação subjacente ao Ensino Religioso no país. Também é nosso objetivo listar os desafios que essa disciplina enfrenta com a atual política educacional brasileira, principalmente no que se refere às questões de padronização dos conteúdos, entendidos como objetos de conhecimento.  Adentramos, ainda, na discussão que envolve a disciplina no contexto jurídico, com uma análise do julgamento de inconstitucionalidade do ensino confessional realizado pelo Supremo Tribunal Federal. Portanto, buscamos apresentar um panorama relevante para os desafios que cercam o Ensino Religioso e, para isso, tomamos como principais fontes para este trabalho os documentos oficiais e a legislação atual que afetam diretamente a disciplina.

Palavras-chave


Ensino Religioso; Currículo; Política Educacional.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Molde nacional e fôrma cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). Bragança Paulista: EDUSF, 1998.

CUNHA, Luiz Antônio. A entronização do ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 266-284, jan./mar., 2016,

FREITAS, Marcos Cezar de; BICCAS, Maurilane de Souza. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira. São Paulo: Cortez, 2008.

HORTA, José Silvério Baia. O hino, o sermão e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1994.

MICHALANY, Douglas; RAMOS, Ciro de Moura; PACHECO, Clóvis; NICOLA, Jose de. Curso de estudos sociais: ensino renovado. São Paulo: Gráfica Editora Michalany S.A., 1975.

OLIVEIRA, Lúcia Lippi; VELLOSO, Mônica; GOMES, Ângela de Castro. Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73971