n. 38 - PROPOSIÇÃO DE UM MARCO TEÓRICO-ANALÍTICO PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72283

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Bases filosóficas, Estrutura teórico-metodológica.

Resumo

A gestão democrática tem se tornado um dos temas mais frequentes em debates, reflexões e iniciativas públicas a fim de dar sequência a um princípio reposto na legislação nacional. Porém, o termo apresenta elementos com distintos significados, o que indica a necessidade de um tratamento mais consistente dos temas envolvidos nessa noção. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar as principais ideias de gestão democrática, demarcando suas distinções etimológicas e resgatando suas perspectivas filosóficas. Por fim, propomos uma estrutura teórico-analítica que pode contribuir para o aprofundamento da análise das concepções teóricas e práticas da gestão democrática na ciência da educação.

Biografia do Autor

Daniel Calbino Pinheiro, Programa de Pós Graduação em Educação da UFVJM.


Pós-doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2019). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (2018). Graduado em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (2008). Atualmente é professor Adjunto-II da Universidade Federal de São João del Rei-Campus Sete Lagoas e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGED-UFVJM).

Geruza de fátima tome sabino, Programa de Pós Graduação em Educação da UFVJM.

Docente do Programa de Mestrado em Educação da UFVJM. Doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Unesp (2008), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Unesp (2003) e graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Marília - FEESR (1998). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Computação, no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Flavio Cesar Freitas Vieira, Programa de Pós Graduação em Educação da UFVJM.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Sociologia da Educação, e outros temas: Didática, Formação de Professores, Gestão, Tecnologias Educacionais e Políticas Educacionais.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Pinheiro, D. C., de fátima tome sabino, G., & Freitas Vieira, F. C. (2020). n. 38 - PROPOSIÇÃO DE UM MARCO TEÓRICO-ANALÍTICO PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72283

Edição

Seção

Artigos