n. 34 - A EMERGÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA EAD NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72079

Palavras-chave:

Estado. Neoliberalismo. Educação a Distância. Educação Superior.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre a emergência e o desenvolvimento da EAD no ensino superior no Brasil. Adota-se o método crítico dialético para apreender a EAD como fenômeno inserido na totalidade mais ampla da sociedade capitalista contemporânea. Analisa-se a EAD, inserida em uma dinâmica de contradições, a partir de um fenômeno concreto, para compreender suas determinações. Para tanto, faz-se necessário compreender o processo de reestruturação do capital nos países hegemônicos, e como a mundialização do capital influenciou as políticas econômicas e educacionais em todo o mundo, e em especial, nas nações periféricas. Conclui-se que a política de consolidação da EAD, como modalidade de ensino no país, está atrelada ao movimento de mundialização do capital que se apoia no ideário da racionalidade técnica, no contexto da reestruturação produtiva do capital.

Biografia do Autor

Josie amaral Bastos, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Políticas Públicas (UFMA)

Estágio Doutoral - Ohio State University- OSU, Columbus (EUA)

Diretora da Divisão de Intercâmbio e Mobilidade (DIM) do Núcleo de Relações Internacionais (NRI-UFMA)

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação (UFMA)

Coordenadora do Projeto de Ensino "Olhares do Brasil" 

Integrante do Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação - NEEC 

http://lattes.cnpq.br/6249033243141109

Valeria Almada Lima, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Professora do Departamento de Economia e do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2020-08-26

Como Citar

Bastos, J. amaral, & Lima, V. A. (2020). n. 34 - A EMERGÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA EAD NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72079

Edição

Seção

Artigos